A CPFL Paulista divulgou, nesta terça-feira, que operações conjuntas com a Polícia Civil neste ano resultaram na detecção de 1.655 pontos de energia desviada, popularmente conhecidos como “gatos” em residências, comércios e indústrias, em Campinas. Na região administrada pela Companhia, foram pouco mais de 3 mil pontos detectados de janeiro a junho de 2024.
Um dos flagrantes mais recentes em Campinas, na última sexta-feira,02, foi em uma casa de shows. As ligações irregulares foram prontamente desfeitas pela companhia e os responsáveis conduzidos à delegacia. Nesse caso, os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e os respectivos valores serão feitos pela distribuidora e repassados aos responsáveis pelas fraudes.
De acordo com informações policiais, essas operações de investigação e inspeção são realizadas de forma permanente e têm como objetivo coibir a prática ilegal. Fraudar ou furtar energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores da energia referentes a todo o período da irregularidade.