A Polícia Civil de Campinas, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), encontrou uma área com quatro pontos de extração clandestina de minerais, na Estrada da Ecologia e Estrada do Rio Jundiaí, em Itupeva, nesta quarta-feira (21). A área fica próxima ao bairro Quilombo.
Segundo a Polícia, no local, os investigadores encontraram dois homens, que faziam o carregamento das pedras já recortadas em paralelepípedo para um caminhão. As pedras deste tipo são comumente usadas na construção civil.
Os homens não apresentaram nenhum tipo de documentação sobre a exploração dos minérios ou de propriedade da área. Os policiais encontraram no local artefatos indicando o acionamento de dinamites, além de terem identificado marcas do uso de explosivos nas rochas.
Aos policiais, a dupla alegou que foram contratados por uma mulher, para fazer apenas o carregamento. A investigação tentou contato com a mulher citada, mas, no momento da abordagem não tiveram retorno.
Eles foram levados à delegacia para prestar depoimento e depois liberados. A partir de agora, a investigação sobre o crime ambiental trabalhará para identificar a suposta mulher contratante do serviço. Também realizarão pesquisas junto à Prefeitura de Itupeva em relação à área, se é pública ou privada e se configura uma Área de Proteção Permanente.