As eleições municipais deste ano acontecem em 6 de outubro, e até lá, as campanhas eleitorais seguem a todo vapor, e junto com elas, também se destaca um importante instrumento da democracia: as pesquisas eleitorais. Recentemente, a CBN Campinas divulgou uma pesquisa de intenção de voto realizada pela empresa Quaest, pesquisa essa que além de auxiliar muitos eleitores, também levanta uma questão comum entre os ouvintes: por que a maioria do eleitorado nunca foi entrevistada para essas pesquisas?
A resposta está na probabilidade. Primeiro, é necessário definir quem serão os entrevistados. Eles precisam representar o universo dos eleitores. Como não é viável entrevistar todos os eleitores do país, os institutos de pesquisa estabelecem critérios para selecionar um grupo de pessoas que reflita a população. Esse processo é conhecido como amostra.
A Quaest, por exemplo, foi contratada pelo Grupo EP para realizar as pesquisas de intenção de voto para as eleições municipais de Campinas. A pesquisa entrevistou cerca de 900 pessoas na cidade.
Mas como um grupo de menos de mil pessoas pode expressar a intenção de voto de uma cidade inteira como Campinas, que tem aproximadamente 884 mil eleitores?
É aí que entra a importância da amostra ter um perfil semelhante ao do município como um todo. Isso significa que as características em relação a sexo, idade, escolaridade e renda precisam ser proporcionais às do eleitorado total, com base nos dados do IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral, como explica Felipe Nunes, presidente da Quaest.
Além disso, há as famosas margens de erro, que no caso da Quaest este ano é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Esses cálculos estatísticos também determinam o nível de confiança da pesquisa, que é de 95%. Em outras palavras, significa que se a pesquisa for repetida 100 vezes, em 95 delas o resultado estará dentro da margem de erro, conforme explica Felipe Nunes.
A primeira pesquisa para a prefeitura de Campinas pode ser encontrada no portal cbncampinas.com.br ou durante a programação da rádio.