Especialista diz que autorização para deixar de gravar informações do voo não deve atrapalhar investigação

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que a companhia aérea VoePass obteve uma autorização temporária, de 18 meses, para registrar menos dados em uma de suas caixas-pretas, utilizada no acidente que resultou na morte de 62 pessoas, em Vinhedo. 

Segundo a Anac, o Flight Data Recorder (FDR), gravador de informações e parâmetros da aeronave PS-VPB, deixou de registrar oito dos 91 parâmetros exigidos pelas regras brasileiras.

Em entrevista ao Jornal da CBN, o engenheiro e mestre em transporte aéreo, Adalberto Feliciano, tirou algumas dúvidas técnicas da aeronave. Ele afirma que a autorização para deixar de gravar informações das caixas-pretas não atrapalha a investigação. 

Adalberto destaca que as pessoas questionam a segurança de uma aeronave a partir do tamanho dela, mas o tamanho não é um fator determinante. Em contraponto, ele também reforça que na aviação comercial as regras são diferentes. 

O engenheiro também pontuou sobre os problemas com o ar-condicionado da aeronave ATR 72-500, por existir diversos relatos com esse modelo. Ele diz que o funcionamento do ar não envolve a segurança, mas o conforto dos passageiros.

Na última nota divulgada pela VoePass, a empresa afirma que cancelou os voos que sairiam de Natal e Fortaleza com destino à Fernando de Noronha até o dia 31 de agosto. Apenas a rota Recife/Fernando de Noronha está mantida neste mês. Foi constatado que o avião responsável pela rota para Fernando de Noronha apresenta problemas de manutenção 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.