Furto de fiação no BRT deixa região do Jardim Miranda às escuras e gera riscos

foto: Lucas Neri/CBN Campinas

O furto de fiação da iluminação pública em uma das estações do BRT de Campinas tem causado sérios riscos e preocupações na região do Jardim Miranda. O crime ocorreu há cerca de um mês, e desde então, o trecho permanece bem escuro durante a noite.

A falta de iluminação tem gerado medo entre os moradores, como para a vendedora Júlia Prado, que pega ônibus no local, para voltar do trabalho.

A questão da segurança é também uma grande preocupação para o taxista André Luis, que já sofreu uma tentativa de assalto na região.

Outro risco na área são os buracos nas calçadas próximos aos postes de iluminação. Esses buracos foram abertos pelos criminosos que quebraram as tampas de concreto para acessar os fios.  A situação aumenta o risco de acidentes, como conta o professor Carlos Eduardo, que costuma caminhar pela região.

Recentemente, o proprietário de um comércio de sucatas e recicláveis foi preso por suspeita de receptação. A Guarda Civil Municipal (GCM) encontrou em seu estabelecimento fios de cobre que foram previamente identificados como sendo furtados do BRT Campinas. A prisão, ocorrida no bairro Novo Campos Elíseos, fez parte de uma operação da GCM com o apoio da Emdec, que resultou na apreensão de mais de 150 quilos de cobre. Em nota, o consórcio Conecta, responsável pela iluminação pública em Campinas, informou que o BRT já conta com luminárias de LED, que oferecem melhor iluminação. No entanto, aproximadamente 80% do trecho do Jardim Miranda foi depredado por conta de furtos constantes. Inicialmente, a Conecta tomou medidas para reforçar as instalações subterrâneas, mas essas ações não foram suficientes para deter os criminosos. O consórcio afirmou ainda que está reconstruindo a rede, substituindo a estrutura subterrânea por aérea e que o prazo para o fim dos trabalhos é final de agosto.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Vacina para gestantes contra o vírus sincicial

Gestantes de Campinas já podem buscar pela vacina contra bronquiolite nos 69 postos de saúde

Leilão da Emdec: visitação aos veículos começa nesta terça-feira (16)

Após acumulado de chuvas, parques e bosques de Campinas permanecem fechados nesta segunda (15) 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Leilão da Emdec: visitação aos veículos começa nesta terça-feira (16)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) realiza, nesta quarta-feira (17), a partir das 9h, o terceiro leilão de veículos apreendidos de 2025. Com 384 lotes disponíveis, os interessados já podem visitar para conferir os lotes nesta terça-feira (16), das 9h às 16h30, no Pátio Municipal, no Jardim São José. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.