O estado de São Paulo tem registrado temperaturas muito baixas durante o período de inverno. Em Campinas, por exemplo, a menor temperatura marcada nesta terça-feira (27) pelo Ciagro, foi às 6h20 da manhã, com 8,9ºC. O município registrou ainda ventos de 20km/h, o que torna a sensação térmica ainda menor.
O morador Júlio Ramos entrou às 5h30 da manhã no trabalho e, para aguentar as baixas temperaturas, reforçou as camadas de roupas. “Vi no meu relógio de ponto 9º, e eu de moto ainda, tem que tá muito bem agasalhado. Coloquei duas calças, duas blusas, cachecol e proteção na cabeça também”.
Regilnado Prado também sentiu dificuldades para sair da cama e afirma estar ansioso para a chegada do verão. “Cedinho tava muito gelado, difícil demais para sair da cama e para trabalhar é muito complicado. Vi que foi a noite mais fria até agora”, disse o morador.
A campineira Maria de Jesus trabalha vendendo cafezinho no centro. Às 5 horas da manhã, começa a servir o café no canteiro central da Avenida Morais Sales e aproveitou o frio intenso para vender mais. “Quando eu saí de casa tava 4º, to com duas calças e três blusas, porque tava muito frio. Vendi bastante hoje, então por um lado é bom”.
Região abaixo de zero
Algumas cidades da região de Campinas registraram temperaturas abaixo de zero grau nesta terça-feira.
Segundo o Ciagro, foi o caso de Corumbataí, próxima à Rio Claro, onde o termômetro do medidor oficial registrou –0,2ºC, por volta de 6h da manhã.
Em Monte Mor, a menor temperatura foi de 0,6ºC, também no mesmo horário. Em Elias Fausto, às 6h20, o Ciagro registrou 1ºC.
Em Cordeirópolis, o registro foi de 1,6ºC, enquanto em Capivari os termômetros bateram 1,7ºC.
Em cidades como Jaguariúna os medidores do Ciagro registraram temperaturas entre 3ºC e 4ºC; em Hortolândia, 5,9ºC. Americana teve termômetros na casa dos 10ºC.