Com um fluxo intenso de veículos, uma das rotatórias de entrada da cidade de Paulínia tem causado insegurança aos moradores que trafegam pelo local. A rotatória está localizada na entrada do Portal Medieval, com acesso pela Rodovia Professor Zeferino Vaz.
Ela é a responsável por conectar o fluxo de três pontos diferentes, a Avenida Juscelino Kubitscheck e a Avenida José Paulino em dois sentidos, para quem chega pela entrada da cidade e também para quem segue ou retorna do sentido centro.
A reportagem da CBN Campinas esteve no local e constatou que o trânsito é intenso e com excesso de veículos. Cada uma das avenidas tem tráfego nos dois sentidos, ou seja, seis vias da chamada circulação arterial, o que aumenta ainda mais a circulação na rotatória.
Apesar da intensa movimentação, o trecho não conta com conjunto semafórico ou outro tipo de redutor de velocidade, como os radares.
Clair de Oliveira relata que a via é uma das principais para acesso a condomínios da cidade e também para a cidade de Sumaré, formando enormes filas. Ela conta ainda que, algumas vezes, os agentes de trânsito ficam sobre o canteiro estacionados, mas sem organizar o trânsito.
No dia em que a reportagem da CBN Campinas foi à rotatória, flagramos a situação que a Clair relatou. O carro do departamento de trânsito de Paulínia estava parado em cima do balão. O condutor estava dentro, com os vidros fechados, enquanto o trânsito seguia lento.
O motociclista Michel Dantas trabalha em frente à rotatória. Ele conta que já presenciou diversos acidentes no local e que mais sinalização poderia melhorar o controle do fluxo de veículos.
O departamento de trânsito da Prefeitura de Paulínia informou, em nota, que o fluxo está mais intenso na entrada do Portal Medieval devido às obras que estão sendo realizadas pela Concessionária Rota das Bandeiras. Estão sendo construídas vias marginais na Rodovia Professor Zeferino Vaz.
A Secretaria de Mobilidade e Transportes informou ainda que realiza estudos para projetos de melhorias no trânsito local, que serão implantados assim que a obra for finalizada.