A prefeitura de Piracicaba finalizou a obra de uma vala de contenção para evitar que novas pedras que se desprendam da Pedreira do Bongue atinjam a Avenida Jaime Pereira.
A medida foi aconselhada por um geólogo de uma empresa contratada pela administração após duas pedras, uma de quase uma tonelada, terem caído da pedreira, e uma delas atingido a avenida, em 26 de julho.
Agora, a Secretaria de Obras e Zeladoria trabalha para ampliar em quatro metros a altura das telas de proteção da pedreira. A contratação dos serviços deve ser feita em breve.
O geólogo explicou que a pedreira é uma formação rochosa que libera blocos e, à medida que libera um, alivia outros, que também se soltam.
Por isso, a finalidade da vala é que quando o bloco role, ele seja retido pela vala e não atinja a pista. Isso funciona bem para blocos maiores e também em caso de blocos menores que rolam em rampas naturais e acabam caindo na avenida.
Além da abertura da vala, a prefeitura, por meio de força-tarefa que reúne várias secretarias, afirma trabalhar em medidas para conter as pedras que desagregam da pedreira do Bongue, como limpeza, ampliação e reforço das barreiras para conter as pedras, corte de árvores no topo da pedreira, tombamento de rochas já condenadas, melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira e limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira.