O número de reclamações relacionadas ao atraso na entrega de imóveis na planta aumentou no Estado de São Paulo no primeiro semestre deste ano. Segundo o Procon-SP, a fundação registra cerca de 406 denúncias por mês.
A Maria Soares é uma das pessoas que sempre teve o sonho de ter o imóvel próprio, só que teve problemas quando pegou a chave do apartamento. Ela ainda conta que a cada dia que passa é uma surpresa no imóvel, sendo que se mudou em março deste ano.
A assessora técnica do Procon-SP, Renata Reis, afirma que os transtornos podem ser levados à justiça. No primeiro semestre de 2024 foram registradas 2.438 denúncias relacionadas a problemas nos imóveis, uma média de 406 queixas por mês.
Fabio de Almeida Muzzeti é arquiteto e conta que é preciso ver o histórico de reclamações das empresas antes de fechar o contrato.
De acordo com o Procon, a não entrega ou a demora na entrega contabilizou 333 reclamações, já os problemas na estrutura ou nos reparos da construção somam 295 queixas. Já a dificuldade na devolução de valores pagos ou em reembolso somaram 189 queixas. A cobrança indevida também está na lista do Procon, com 160 reclamações.
A construtora responsável pelo imóvel citado nesta reportagem informou que embora tenha um rigoroso controle de qualidade, entende que imprevistos podem acontecer e por isso, tem uma equipe dentro da empresa para resolver os problemas de garantia. E ainda disse que é feita uma análise completa de todos os chamados e eles estão sendo devidamente tratados.