Um levantamento do Ciesp, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, apontou que as exportações de Campinas e cidades da região registraram mais de US$ 1,7 bilhão em comercialização, no primeiro semestre deste ano.
A pesquisa é do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), baseada em dados das regionais do Ciesp. Os principais produtos exportados foram máquinas e instrumentos mecânicos (13,6%), produtos farmacêuticos (7,9%) e papel (7,1).
No período analisado, os principais destinos das exportações de Campinas foram os Estados Unidos (19,8%), Argentina (11,5%) e México (6,3%).
Segundo o levantamento, a região analisada contempla 19 municípios e as principais cidades que exportaram no acumulado de 2024 são, além de Campinas, Paulínia, Sumaré, Mogi Guaçu e Conchal.
Importações na região
As importações somaram US$ 5,8 bilhões, o que significa crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período do ano passado. As compras da regional tiveram como principais origens a China (25,2%), Estados Unidos (13,8%) e Alemanha (6,6%).
As principais cidades importadoras neste ano são Paulínia, Campinas, Jaguariúna, Hortolândia e Sumaré. A compra de itens de fora do país se concentra em máquinas e materiais elétricos (23,2%), produtos químicos orgânicos (18%) e máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (13,8%).