Vereadores de Campinas do partido União Brasil, e os demais pré-candidatos pela legenda e apoiadores do partido, realizaram um ato para manifestar que são contrários à executiva estadual para as eleições municipais, na manhã deste domingo (4). Os integrantes do partido decidiram manter o apoio à reeleição do prefeito Dário Saadi. O vice-prefeito, Wanderley de Almeida (PSB), esteve presente.
O manifesto, na rua Irmã Serafina, foi realizado após a convenção do candidato a prefeito Rafael Zimbaldi (Cidadania), que anunciou Raquel Rimoli como candidata à vice, pelo União Brasil, neste sábado (3).
Segundo o grupo político, a legenda já havia manifestado apoio ao atual prefeito, durante convenção realizada em 28 de julho. A chapa tem um total de 34 pré-candidatos.
Os três vereadores do União Brasil, Edison Ribeiro, Major Jaime e Rodrigo da Farmadic, marcaram presença no manifesto, que não apoia Zimbaldi como candidato. Os membros do partido informam que houve interferência do alto comando estadual para que fosse feita uma mudança e declarado apoio à Rafa, contrária à vontade dos filiados locais.
Em nota, a Executiva Municipal do União Brasil Campinas, disse que por meio dos seus representantes, confirma o apoio à chapa “Campinas do lado certo”, do prefeito Dário Saadi e vice-prefeito Wanderley de Almeida.
Acrescentou ainda que, “uma atitude unilateral da Executiva Estadual não será aceita pela executiva municipal, candidatos a vereadores, filiados e simpatizantes.”
Já durante a tarde deste domingo, a Assessoria jurídica da campanha de Rafa Zimbaldi enviou uma nota informando o seguinte:
“Valter Aparecido Greve, que se diz à frente do Diretório Municipal do União Brasil de Campinas, não é o presidente do partido, nem ocupa qualquer posição na Executiva local. Portanto, não tem legitimidade de reclamar ou questionar qualquer decisão tomada pela legenda. Desde 2/8 (sexta-feira), assumiu a Presidência da sigla Manoel do Carmo Rodrigues dos Santos. Greve, contrário a decisão de o União Brasil compor com Rafa Zimbaldi (Cidadania) para disputar a Prefeitura de Campinas, nas eleições de 2024, encontra-se inativo na Executiva Municipal.Não menos importante: a decisão de o União Brasil apoiar Rafa na aliança majoritária foi tomada por filiados e ratificada pela Executiva Estadual do partido. No mais, o Departamento Jurídico da pré-campanha de Rafa está tomando as medidas judiciais cabíveis para manter a fusão, que prevê, ainda, a indicação por parte do União Brasil da pré-candidata a vice-prefeita -, acreditando que a falta de credenciais do reclamante deverá resultar em vitória para a chapa Cidadania | União Brasil.”