Animais silvestres afetados por incêndios recebem alimentos através de ação voluntária

Foto: Arquivo pessoal

A Serra dos Cocais, em Valinhos, é um dos pontos mais afetados pelos recentes incêndios. Quem mora na região, observou mudança no cenário, principalmente, em relação aos animais. Muitos estão se aproximando da área urbana.

Otaviano Fontanini é morador da cidade e conta que percebeu mais bichos próximos à casa onde mora.

Na última semana, uma cena chamou a atenção de quem passou pela Estrada do Jequitibá, também em Valinhos. Uma fêmea grávida de veado-catingueiro morreu atropelada. O filhote chegou a nascer, mas também não resistiu aos ferimentos.

Para evitar esse cenário, um grupo de voluntários está se reunido para levar alimentos a animais silvestres, vítimas dos incêndios na região. A alimentação é colocada em pontos estratégicos, a partir do mapeamento da área feito por um biólogo. O trabalho reúne o registro das espécies que vivem no local.

Biba Inhesta Packer, integrante do projeto, batizado de “Ação AntiFogo”, explica que frutas e carnes são arrecadadas por voluntários.

Em condições normais, Biba, que também é veterinária, explica que não é recomendado alimentar animais silvestres. Porém, este é um caso extremo e feito por profissionais. No geral, a única recomendação é fornecer apenas água.

A voluntária Sueli Bridi Camargo participou de uma das ações na Serra dos Cocais e pontua sobre o momento de levar esperança aos bichinhos.

Após a visita dos voluntários nos ambientes, os animais são monitorados por um grupo de profissionais. Uma forma de entender também se a alimentação e as quantidades, além dos locais escolhidos, são os mais corretos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.