Os pacientes em tratamento da diabetes que precisam de insulina têm enfrentado a falta do medicamento na farmácia de alto custo de Campinas. Em algumas situações, a falta ocorre há três meses, como é o caso do vendedor autônomo André Rey.
Ele foi diagnosticado com diabetes há 20 anos e em 2016 conseguiu na Justiça o direito de retirar o remédio na farmácia de alto custo de Campinas. Porém, há três meses ele procura a unidade da Orosimbo Maia e não consegue o medicamento.
Uma das formas encontradas pelo vendedor para não ficar sem o remédio é emprestando de quem ainda tem insulina. A jornalista Carol Sibila também tem diabetes. Ela conta os sintomas.
O médico endocrinologista, Marcelo Miranda, explica as consequências da suspensão do tratamento. Ele ainda conta que a troca de insulina não é recomendada para os pacientes.
Questionado, o Departamento Regional de Saúde de Campinas informou que a insulina Novorapid, utilizada pelo vendedor, está em processo de compra. O DRS não mencionou prazo, mas explicou que os pacientes que utilizam vão receber orientações para retirada do medicamento assim que possível.