O debate entre os candidatos que concorrem à Prefeitura de Sumaré será realizado nesta quinta-feira (26), a partir das 14h30. A dinâmica será em “pool” entre a CBN Campinas, o g1 Campinas e o portal Acidade On.
A transmissão está sendo feita pela CBN Campinas, na grade do programa Estúdio CBN, em 99,1FM, e também no Youtube da rádio. O g1 Campinas e o portal Acidade On também farão a transmissão ao vivo nos portais.
O Grupo EP realizou quatro debates com as prefeituras da região: O primeiro foi Hortolândia, seguido por Americana, Indaiatuba, Limeira e, por fim, Sumaré.
O debate de Hortolândia contou com a participação de quatro dos cinco concorrentes ao cargo. O atual prefeito e candidato à reeleição, Zezé Gomes, do Republicanos, não compareceu ao evento.
Na vez de Americana, o debate programado entre os três candidatos à Prefeitura acabou se transformando em uma entrevista com Maria Giovana, do PDT, a única candidata presente. A ausência dos outros concorrentes, Chico Sardelli, do PL, atual prefeito, e Ricardo Pascote, do União, alterou o formato planejado.
Os quatro candidatos à Prefeitura de Indaiatuba também tiveram a oportunidade de debater e apresentar suas propostas. Eles discutiram temas como meio ambiente e sustentabilidade, além de mobilidade urbana.
O debate de Limeira teve a participação dos quatro candidatos que concorrem ao pleito, que discutiram temas cruciais como saúde, mobilidade urbana, emprego, corrupção e segurança pública.
O ciclo de debates faz parte da maior cobertura eleitoral da história do Grupo EP e contará, ainda, com entrevistas, programas ao vivo, interatividade e verificação de fatos. A mediação dos encontros é da jornalista Thayla Ramos, âncora do programa Estúdio CBN, da CBN Campinas.
Os assessores dos candidatos participaram de uma reunião com jornalistas do Grupo EP, ocasião em que foram divulgadas as regras do debate, além dos sorteios da ordem de perguntas ao longo do encontro, protocolados na Justiça Eleitoral.
Dinâmica do debate:
- No 1º bloco, o candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido.
- Já no 2º bloco, os jornalistas do Grupo EP formulam perguntas e os candidatos respondem e comentam.
- No 3º bloco, o candidato pergunta para candidato com tema único escolhido por internautas em enquete que será realizada no portal do g1.
- No 4º bloco, candidato pergunta para candidato mais uma vez, mas com tema livre.
- Por fim, no último bloco, os candidatos voltam a fazer as perguntas sobre um tema único. Ao final, terão um tempo para considerações finais.
O 1º turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.