A vigilância sanitária de Campinas interditou uma instituição clandestina de longa permanência para idosos na Vila Marta, na manhã desta sexta-feira (6). Na instituição, que apresenta problemas estruturais, e ausência de prontuários e contratos, foram encontrados 12 idosos, sendo que dois deles foram encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Carlos Lourenço e Hospital Mário Gatti.
A Vigilância Sanitária constatou condições físicas inadequadas, falta de prontuários para acompanhamento, ausência de documentos dos idosos e inexistência de contratos e responsáveis pelos idosos. Além disso, havia somente um chuveiro para todos os residentes. A presidente do Conselho Municipal de Idoso, Karla de Castro Borghi, deu detalhes sobre o caso.
Durante a manhã, os familiares dos idosos foram até a casa para buscá-los. Segundo a secretaria de assistência do município, dos 12 idosos encontrados no local, 10 retornarão para suas famílias e dois foram acolhidos em uma instituição de longa permanência cofinanciada pela Prefeitura de Campinas.
Essa é a terceira vez que o local, que é de responsabilidade da Casa de Repouso Lírios da Paz, foi fechado pela justiça. A interdição ocorreu após uma medida judicial concedida pelo judiciário ao Ministério Público de São Paulo. A CBN Campinas tentou conversar com a proprietária da instituição no local, mas não conseguiu contato.
Interdições
maio de 2021 – Jardim São Gabriel
maio de 2022 – Santa Odila
setembro de 2024 – Vila Marta
