Ceasa de Campinas estima aumento de 30% na venda de flores no segundo semestre

Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

O período do ano marcado pela chegada da primavera, em setembro, também começa a movimentar o comércio em relação às vendas para as festas de fim de ano. O mercado de flores da Ceasa de Campinas espera aumentar as vendas em até 30% nessa época, em relação ao primeiro semestre deste ano.

Com a chegada das chuvas, a produção de plantas e flores também aumenta, o que faz o preço ao consumidor ficar ainda mais atraente que na temporada de estiagem. Os 180 comerciantes que atuam no mercado já reforçaram os estoques para dar conta da demanda.

O vendedor Nilson Adriano Longui atua há 14 anos no mercado e está otimista para temporada das flores. Ele conta que a oferta do produtor tende a dobrar nessa época. E o público já tem as espécies preferidas, como as rosas e orquídeas.

“Em relação às vendas, vamos dizer que uns 30% a mais pelo menos a gente tem de expectativa de aumento. A primavera cria um sentimento de que as flores estão aí, que é a época florida, então acabam lembrando mais de comprar flores”, disse o comerciante.

O mercado conta com uma grande diversidade de espécies e acessórios de jardinagem, como flores cortadas e em vasos, plantas ornamentais, forrações, mudas, incluindo frutíferas, além de acessórios para decoração, paisagismo, arranjos e cestas.

Elisabeth de Jesus também atua como lojista no mercado. Ela explica que a decoração para as festas de fim de ano está entre as principais demandas já neste momento.

“Além da primavera, conforme vai chegando o final do ano, todo mundo quer ter a casa preparada. O Natal já começa a influenciar agora, porque a casa precisa estar maravilhosa. todos já estão planejando, então o mercado tende a aquecer nesse momento”, contou a comerciante.

A coordenadora do mercado de flores em Campinas, Patrícia Souza, detalha que a movimentação no local reúne não só profissionais do setor de jardinagem e paisagismo, mas também as famílias que buscam por uma opção de passeio. “O pessoal vem com a família passear aos sábados. É um passeio muito agradável”.

O Ibraflor, Instituto Brasileiro de Floricultura, prevê um aumento de 8% na venda de plantas e flores neste ano, em relação ao ano passado. Porém o setor se preocupa se as chuvas serão suficientes para uma boa produção.

“A única diferença esse ano, com esses problemas climáticos todos, é a preocupação com a falta de água e o excesso de calor, condições não tão próprias para os jardins e parques. Mas, mesmo assim, a expectativa do setor é boa”, acrescentou Renato.

A Ceasa de Campinas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h da manhã às 16h30 da tarde e, aos sábados, das 8h às 13h da tarde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.