Combustão espontânea em florestas: especialista afirma que é raro acontecer

Foto: Reprodução/Governo de SP

Durante esse período de calor intenso e aumento das queimadas, várias cidades do interior de São Paulo estão em estado de risco para incêndios. Os especialistas e órgãos ambientais que atuam no combate de do fogo investigam os casos, mas, na maioria das vezes é difícil encontrar os responsáveis.

Um dos fenômenos químicos que pode gerar as chamas é chamado de combustão ou ignição espontânea. Ele acontece quando um material combustível queima sem a necessidade de uma fonte externa. Com isso, há uma lenta geração de calor, a partir da oxidação de materiais combustíveis. O engenheiro ambiental, Allan Duarte, explica como isso pode acontecer.

Ele ressalta que essa é uma forma rara de causar incêndios comparada à ação humana. Allan conta que a cultura do descarte irregular de lixo é a principal causa para a baixa qualidade do ar.

É importante ressaltar que só é possível que o sol e o calor causem incêndios ou focos, caso haja, no local, materiais que estejam em uma situação chamada ponto de fugor, que é ignição instável dos vapores, abaixo da temperatura de 35ºC.

A Polícia Civil investiga se as queimadas registradas na Serra dos Cocais, em Valinhos, e no Pico das Cabras, entre Campinas e Morungaba e Piracicaba, na região de Santa Olímpia, foram provocadas pela ação humana.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Rua da Abolição tem interdição parcial para construção de adutora até 2026

Procon vai monitorar reclamações sobre ligações indevidas por 90 dias

PF: Tráfico de drogas em Viracopos era organizado principalmente por mulheres

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.