O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (Cpqd), em parceria com a Puc Campinas e o Ministério da Ciência e Tecnologia, realizou uma capacitação para jovens e profissionais do mercado em um programa de residência em tecnologia.
A iniciativa teve duração de 18 meses e cerca 100 alunos receberam os certificados, na última quinta-feira.
O Programa gratuito foi dividido em duas fases. Na primeira, os alunos foram capacitados em Inteligência Artificial e em Internet das Coisas e, na segunda, seguiram para a parte prática, com o desenvolvimento de projetos para solucionar problemas reais.
Os alunos integrantes da iniciativa também apresentaram para o público os projetos desenvolvidos no formato de seminário.
Entre as soluções apresentadas para o cotidiano está a visão computacional, que abordou o uso de drones e imagens de satélite. Eles também apresentaram projetos sobre tecnologias de fala e processamento de linguagem natural, que envolve reprodução da voz humana por meio de Inteligência Artificial.
Novo hub de inovação
A partir de 2025, a entidade planeja oferecer um hub de inovação, localizado na sede do instituto, em Campinas, a partir de um projeto contemplado com recursos Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para propostas aprovadas no Edital Parques Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Finep.