Mais mulheres a frente de negócios? É o que aponta uma pesquisa feita pela ABF, a Associação Brasileira de Franchising.
O levantamento indica alta da presença feminina nos cargos de liderança das empresas franqueadoras, ou seja, as matrizes de uma franquia. Em 2015 elas eram 19% e, este ano, são 29% nas empresas. No contexto geral dessas empresas, as mulheres passaram de 46% para 57% de participação.
Em relação às operações franqueadas, que corresponde a cada unidade de uma franquia, o estudo aponta que as mulheres também passaram a ser maioria, aumentou de 48% para 51% no período pesquisado. Na liderança dessas unidades, a pesquisa identificou que 3 em cada 10 (32,2%) são mulheres.
São diversos os fatores que contribuíram para esse aumento em relação à equidade de gênero nos negócios. O acesso à formação profissional, crescimento das redes de apoio estão entre eles, como destaca a diretora-executiva da ABF, Fabiana Estrela.
“Hoje em dia tem muita oportunidade de aprendizado, é muito mais fácil estar no ensino formal ou até construir o nosso conhecimento por meio de atividades autodidatas. Existem também muito mais redes de apoio, de mentorias para as mulheres para que possam se desenvolver”.
Em relação às franquias, ela explica que as cidades do interior de São Paulo vêm apresentando um crescimento significativo e Campinas está entre elas. De acordo com a ABF, no primeiro semestre deste ano, as franquias na cidade tiveram um aumento de 13% no faturamento, garantindo mais de 23 mil postos de emprego no município.
A empresária Yara Rodrigues é uma das mulheres que optou por deixar o mercado de trabalho corporativo para estar à frente do próprio negócio. Ela atuou por mais de 20 anos na indústria, até que, em 2020, decidiu empreender. Hoje possui três unidades de uma franquia de clínicas de estética, três delas em Campinas.
“Eu tinha muito sucesso onde eu tava, tinha um cargo gerencial com bastante perspectiva no mercado, mas foi no franchinsing que eu consegui trabalhar no sentido de ser para mim, de correr atrás de algo para você”, disse a franqueada.
Yara conta que também tem preferência por empregar e incentivar o trabalho de mulheres. Nas clínicas da empresária, atualmente são 27 colaboradoras. “Gosto muito de trabalhar com mulheres, elas gostam de encantar o atendimento com as pacientes, de fato se identificar com a autoestima da mulher”, contou Yara.
Entre os segmentos com mais líderes mulheres estão Saúde, Beleza e Bem-estar, Alimentação, Moda, Hotelaria e Turismo e Entretenimento e Lazer.
O Sebrae elencou três dicas para as mulheres que estão pensando em investir em franquias:
1- Autoanálise
Avalie o que gosta de fazer, capacidade financeira disponível, segmento de preferência. Conheça também os formatos de franquias existentes e a disponibilidade de mercado na sua região.
2- Saúde financeira da franquia
Verifique se o modelo de negócio foi testado, se ele apresenta uma tendência de mercado, modismo ou já está consolidado. Se a franqueadora disponibiliza suporte e treinamento e se garante a seus franqueados a viabilidade do seu plano de negócios.
3- Troca de experiências
Conheça e converse com outros franqueados. Forme sua opinião! Tire dúvidas! Conheça outras franquias e compare pelo menos três marcas. Não faça nada sozinha. Procure ajuda de especialistas e busque orientação dos consultores do Sebrae.