O desfile cívico em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil levou cerca de 20 mil pessoas, de acordo com estimativa da prefeitura de Campinas, à Avenida Francisco Glicério neste sábado, 7 de setembro. Muitos parentes e amigos foram ver os cerca de 6 mil desfilantes, entre militares, estudantes e grupos culturais, mas as famílias marcaram presença no evento.
Afonso, que é funcionário público, levou três crianças ao Centro da cidade, com um bebê de colo entre eles. Para ele, a tradição de se comemorar a Independência deve ser mantida para as próximas gerações.
Já o filho de Kátia marcou presença pela segunda vez no desfile. Além de oferecer infraestrutura com banheiros químicos e gradis por toda a extensão da Glicério, a organização também se preocupava com o calor. Mas, apesar de abafada, a temperatura estava amena, o que para a auxiliar de escritório, ajudou a ter uma manhã mais tranquila.
Em ano de eleição, muitos candidatos à prefeitura e Câmara Municipal aproveitaram para fazer campanha com o público. Em todo o trajeto da avenida, bandeiras e distribuição de santinhos e panfletos eram vistas, com as mais diferentes pautas políticas, mas sem qualquer incidente. Depois do desfile oficial, movimentos sociais realizaram o Grito dos Excluídos, já tradicional da data.