A CBN Campinas apurou quais são as cidades com o maior e o menor número de candidatos à Prefeitura nas Eleições de 2024. A apuração é com os municípios da região e área de cobertura.
Paulínia está em primeiro lugar com o maior número de candidatos, sendo 9. De acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feito em 2022, o município conta com 110.537 moradores.
Os eleitores vão poder escolher entre: Jurandir Bonomi, do Novo; Danilo Barros, do PL; Dirceu Dalben, do Cidadania; Dr. Lafaiete, do PT; Dr. Marquinhos, do PMB; Edson Moura, do Avante; Priscilla Bittar, do PSB; Robert Paiva, do União Brasil; e Tuta Bosco, do Solidariedade.
Em contrapartida, a cidade com o menor número de candidatos é Holambra. O município com 15.094 habitantes, segundo o IBGE, conta com um único candidato. Fernando Capato, do PSD, busca reeleição.
A situação do município se alinha aos dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A região de Campinas aponta queda no número de candidatos registrados para concorrer às Eleições Municipais em 2024.
Na comparação com 2020, são 22% a menos, o que equivale a uma redução de 1.585 políticos como opção nas urnas. A apuração do Grupo EP inclui candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em 31 cidades da área de cobertura.
O cientista político e colunista da CBN Campinas, Bruno Silva, pontua sobre a mudança da competitividade no período eleitoral.
O balanço ainda mostra que 22 municípios registraram redução. A maior delas foi em Lindóia, com 47,6%, seguida por Americana, Indaiatuba e Louveira: todas na casa dos 40%.
Em Campinas, maior cidade da região, a diferença foi de 35,3% a menos. Já entre os que registraram aumento, Espírito Santo do Pinhal saiu na frente com 34% a mais.
A votação para o primeiro turno está marcada para o dia 6 de outubro.