CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Espuma aparece novamente no Rio Piracicaba; Cetesb apura

Pela segunda vez em uma semana, o Rio Piracicaba amanheceu com muita espuma na região próxima do Engenho Central, na Rua do Porto de Piracicaba. A Cetesb afirmou que equipes

Espuma aparece novamente no Rio Piracicaba; Cetesb apura
Foto: Michel de Paula

Pela segunda vez em uma semana, o Rio Piracicaba amanheceu com muita espuma na região próxima do Engenho Central, na Rua do Porto de Piracicaba.

A Cetesb afirmou que equipes da agência estão no local e avaliam a ocorrência. Ainda, segundo o órgão, foi constatada uma queda no nível de oxigênio nas águas do Rio Piracicaba.

A baixa vazão do manancial, decorrente da intensa estiagem, favorece o aparecimento de espuma durante o dia. Os técnicos da Cetesb farão uma inspeção, nesta quarta-feira, para verificar se houve comprometimento da fauna aquática.

Na manhã de terça-feira, o manancial registrou vazão de 17 mil litros de água por segundo (m3/s). A média registrada neste mês de setembro não tem ultrapassado os 18 m3.

O volume esperado para este período do ano, de acordo com série histórica de medição do Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), é de 55,3 mil litros de água por segundo.

No último dia 13 de setembro, o Rio Piracicaba também registrou quantidade de espuma densa e de cor amarronzada cobre parte do leito manancial, na altura da Ponte Pênsil na região da Rua do Porto, ponto turístico de Piracicaba.

Compartilhe

Conteúdos