Com baixa vazão, Rio Piracicaba amanhece com espuma turva

Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Nesta sexta-feira (13) o Rio Piracicaba, em Piracicaba, amanheceu coberto por uma espuma densa e de cor amarronzada. Cobrindo parte do leito, a espuma estava na altura da Ponte Pênsil, na região da Rua do Porto, ponto turístico da cidade.

Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a poluição intensificada pelo tempo seco e queimadas, agravada ainda pela estiagem, podem explicar a aparecimento da substância nas águas do manancial.

Um levantamento do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), que faz a medição em tempo real do volume do rio, aponta que nesta sexta o nível chegou a 97 centímetros e com uma vazão 67% abaixo do normal para essa época do ano.

A prefeitura de Piracicaba explicou que entre as principais causas dá má qualidade da água no rio está o fato de outros municípios não tratarem o esgoto despejado nele. Informou ainda que 20% da água na cidade é captada no próprio rio e, por isso, ela é analisada diariamente. Nos últimos relatórios, segundo a prefeitura, não foi constatada nenhuma alteração na oxigenação da água.

Já a Cetesb informou ainda que enviou um técnico para avaliar as condições do rio, mas por enquanto não há sinais de alterações significativas no rio na comparação com os dias anteriores.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.