Estádio histórico da Mogiana vai a leilão por mais de R$ 28 milhões

Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

A estrutura do antigo Estádio da Mogiana, localizada no Jardim Guanabara, em Campinas, irá a leilão com lance inicial de R$ 28,6 milhões. De responsabilidade do Governo Estadual, a tramitação do leilão do Centro Esportivo e Recreativo de Campinas Dr. Horácio Antônio da Costa, o Cerecamp, foi publicada no Diário Oficial em 16 de setembro.

O leilão está marcado para ocorrer em 8 de outubro, a partir das 9h, por meio de pregão eletrônico. A empresa leiloeira, Sodré Santoro, disponibilizou em site o descritivo com detalhes do imóvel à venda.

A área total das dependências do estádio é de 26.517,50m², sendo 7.429,00 m² de área construída. As especificações de venda também detalham que o imóvel foi tombado e, por isso, os projetos de intervenção na estrutura devem ter autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

Inaugurado na década de 1940, o estádio criado para recreação dos funcionários da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro já foi considerado um dos principais do país. A estrutura tem capacidade para mais de 4 mil pessoas e, desde 2009, está desativado.

Em novembro de 2019, o Cerecamp foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas.

Márcio Carlini, dono de uma lanchonete em frente ao estádio, conta que, por um lado, um novo empreendimento no local pode melhorar a clientela, já que atualmente a estrutura está em condições de abandono e permanece fechada, com acesso proibido para população.

“Para nós do comércio a gente fica feliz pela movimentação que terá no bairro, porque tá muito jogado às traças. A expectativa é de melhoria. Se fosse reformar, seria para manter o estádio, mas acho que é inviável. O importante é fazer alguma coisa, não manter como está, um elefante branco”, explicou Márcio.

Outro comerciante do entorno, Marco Simon, diz que chegou a disputar campeonatos amadores no Cerecamp e lamenta a venda da estrutura. Ele avalia que o leilão do estádio reflete a perda de uma estrutura de lazer que, se reformada, poderia ser aproveitada pelos moradores de Campinas.

“Campinas já não têm muita área de lazer, o que tem estão leiloando, destruindo tudo. É uma grande tristeza para gente do bairro, só que do jeito que está também não pode ficar. Está caindo tudo, faz muito tempo que está interditado. Eu gostaria que a Prefeitura de Campinas tomasse a frente, reformasse, e mantivesse a área de lazer”, disse o comerciante Marco Simon.

O comentarista esportivo da CBN, William Kabelo, relembra a importância da estrutura para a história do esporte em Campinas, palco de grandes competições do futebol.

“Um estádio tradicional, palco de muitas histórias, como dez derbys, que já abrigou Ponte Preta e Guarani, nos anos 80, o Gazeta de Campinas, nos anos 2000 o Campinas Futebol Clube. Fica a lembrança para os que gostam de futebol, os que tiveram a oportunidade de conhecer o Cerecamp. Com certeza ficará uma lacuna em nossos corações”, destacou William.

Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas
Foto: Reprodução/GE Eptv
Foto: Reprodução/GE Eptv
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.