CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Estudo prevê nova estiagem nos próximos dois anos na região

As mudanças climáticas se tornaram cada vez mais visíveis, com eventos extremos se intensificando a cada ano. Estimativas indicam que, nos próximos 20 anos, cerca de 70% da população mundial

Estudo prevê nova estiagem nos próximos dois anos na região
foto: arquivo G1

As mudanças climáticas se tornaram cada vez mais visíveis, com eventos extremos se intensificando a cada ano. Estimativas indicam que, nos próximos 20 anos, cerca de 70% da população mundial será impactada por esses fenômenos.

Em entrevista ao CBN Campinas, o hidrólogo e professor da Unicamp, Antônio Carlos Zuffo, destacou a frequência crescente de estiagens e como esses eventos podem ser analisados a partir de um contexto histórico. 

Zuffo também alertou que, com base em dados recentes, há uma previsão de uma nova estiagem nos próximos dois anos, o que reforça a necessidade de planejamento e prevenção. 

Em resposta a essas previsões, a Ares PCJ, Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias da região, deu início à “Operação Estiagem”. De acordo com Francisco Lahóz, secretário executivo do consórcio, a operação visa preparar a região para enfrentar eventuais crises hídricas. 

Entre as ações preventivas, está o reinício das obras de construção de barragens na região, previsto para o mês de outubro.

Compartilhe

Conteúdos