Gravações apontam piloto comentando falha em sistema de degelo no avião

Foto: Reprodução/g1

O Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, divulgou nesta sexta-feira o relatório preliminar sobre o acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto, quando a queda de um avião da companhia Voepass em Vinhedo, na região metropolitana de Campinas, deixou 62 pessoas mortas. Segundo o órgão, a causa do acidente deve demorar mais de um ano para ser confirmada, até que todos os dados sejam analisados e cruzados, mas algumas informações gravadas na caixa-preta da aeronave foram divulgadas. 

Uma das hipóteses para o acidente é de que o voo tenha sido prejudicado pela formação de gelo a 17 mil pés. Na entrevista coletiva concedida em Brasília, o investigador do Cenipa, tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, confirma que houve um relato do piloto sobre uma possível falha no sistema que derrete o gelo acumulado na aeronave tenha falhado e que o co-piloto teria relatado muito gelo no trajeto entre Cascavel, no Paraná e Guarulhos, na Grande São Paulo, que seria o destino do voo. 

Apesar da confirmação de que havia gelo no trajeto, o chefe do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno, diz que ainda não é possível afirmar que uma falha no sistema seria a causa da queda do avião. 

O relatório preliminar confirma que um dos packs do motor, peça que controla a pressurização e climatização do avião, não estava funcionando, mas isso estava previsto no plano de voo e não impedia a aeronave de operar, como explica o investigador, tenente-coronel Paulo Mendes Fróes. 

Os dados recuperados da comunicação ainda apontam que a torre de comando em Guarulhos autorizou o piloto a iniciar uma manobra para procedimento de descida, mas mantendo a altitude, já que outro avião, que voava em altitude mais baixa, pousaria antes. Os investigadores explicaram que não existe uma altura determinada para iniciar o pouso. Foi feita ainda uma reversão de curva, que ainda não está clara se foi feita pelo piloto ou por algum problema na aeronave. Até o último contato com o controlador, não houve qualquer pedido de emergência por parte do comandante. Segundo o Cenipa, o comentário do co-piloto de que havia bastante gelo aconteceu dois minutos antes da queda da aeronave em um condomínio de Vinhedo. 

Por meio da nota, a Voepass informou que o relatório confirma que a aeronave do voo 2283 estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido e com todos os sistemas requeridos em funcionamento e que ambos os pilotos estavam aptos para realizar o voo, com todas as certificações de pilotagem válidas e treinamentos atualizados.

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