A Secretaria de Saúde de Hortolândia decidiu disponibilizar diariamente as doses da vacina contra covid-19 para os grupos prioritários nas 17 unidades básicas de saúde da cidade.
Antes, a vacinação era feita em dias específicos em algumas unidades.
A mudança tem o objetivo de facilitar o acesso das pessoas ao imunizante contra o coronavírus e ampliar a cobertura vacinal na cidade.
Ainda de acordo com a pasta, a mudança foi possível em razão de uma mudança feita pelo Ministério da Saúde. Até então, o município recebia frascos multidoses para atender de seis a dez pessoas por vez, a depender do fabricante.
Aberto o frasco, se não havia procura dentro do intervalo de validade do medicamento, era necessário descartar as doses remanescentes.
Agora, com a utilização da vacina Spikevax no grupo prioritário maior de 12 anos, isso não acontece, porque ela é disponibilizada em embalagens de dose única. Na prática, isso acaba com a possibilidade da perda de doses.
Além desta alteração, o horário de funcionamento da sala de vacina da UBS Dom Bruno Gamberini, na Vila Real, foi ampliado para até às 17h. Antes, a sala fechava às 15h30.