O número de mortes no trânsito em Campinas teve redução em agosto, de acordo com o Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo, o Infosiga, 15 pessoas morreram em acidentes no mês, contra 17 do mesmo período do ano anterior.
No entanto, o total de mortes em acidentes de trânsito é 13,1% maior no acumulado do ano em Campinas: 112 pessoas morreram em colisões, choques e atropelamentos entre janeiro e agosto, contra 99 dos primeiros 8 meses de 2023.
Os dados do Infosiga consideram ocorrências tanto na malha urbana quanto em rodovias que cortam a cidade.
Motociclistas e pedestres seguem como as maiores vítimas do trânsito.
Das 15 mortes, sete foram de condutores ou ocupantes de motos, enquanto quatro pedestres morreram vítimas de atropelamento. Outras quatro mortes foram de pessoas que estavam em automóveis.
A Emdec aponta redução nas mortes em ruas e avenidas de Campinas: 49 entre janeiro e agosto, contra 50 do mesmo período de 2023.
Com esses números, a empresa tem concentrado ações voltadas para esses públicos, como blitze educativas para motociclistas, em parceria com concessionárias e esquetes teatrais que conscientizam sobre o respeito às travessias e a necessidade de priorizar a circulação dos pedestres.