Mais duas prefeituras da região de Campinas anunciaram tarifa zero para os eleitores que vão se deslocar de ônibus no dia das eleições, em 6 de outubro, e no eventual segundo turno, em 27 de outubro.
Em Limeira, o transporte será gratuito nos dois dias. Os usuários devem passar o cartão nos validadores dos ônibus, mas o desconto da tarifa não será feito. A medida é necessária para contar quantas pessoas embarcaram, e a prefeitura pagar o subsídio correspondente. A tabela horária que será realizada ainda não foi confirmada pela administração.
Hortolândia também terá tarifa zero durante o domingo de eleições. A prefeitura informou que a tabela horária será a mesma de dias úteis.
Na semana passada, Indaiatuba anunciou que a tarifa não será cobrada no período das 7h às 20h. Os coletivos vão circular com horário de sábado e com algumas linhas que não só operam nos dias úteis, exceto aquelas que atendem ao Distrito Industrial, onde não há zonas eleitorais.
Já em Jundiaí, a isenção será válida das 7h às 17h30. A prefeitura também informou que os ônibus vão circular com a tabela horária de dias úteis
As medidas vêm na esteira de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para 2024, que regulamentou a gratuidade do transporte público coletivo em todo o Brasil.
A autorização foi determinada em julgamento do Supremo Tribunal Federal em outubro de 2023 e tem o objetivo de combater um dos principais motivos de abstenção de eleitores.