Mais de 120 hectares do Pico das Cabras foram destruídos após incêndio

Foto: Divulgação/Pref. Campinas

O incêndio que atingiu, entre segunda e quarta-feira, uma extensa área de preservação ambiental na Serra das Cabras, em Campinas, consumiu uma área que equivale a 120 campos de futebol.

A informação foi confirmada pela Defesa Civil após um sobrevoo de drone no local. Segundo o órgão, a área total destruída é de 120 hectares.

O trecho afetado na metrópole corresponde à metade da Mata Santa Genebra, que tem 251,77 hectares.

O balanço da área total atingida corresponde apenas ao território de Campinas do Pico das Cabras. No entanto, o incêndio também atingiu chegou a terrenos em Morungaba e Itatiba.

As chamas começaram na segunda-feira na Estrada do Capricórnio e chegaram próximo ao Observatório Municipal Jean Nicolini, referência no Brasil em astronomia, mas o espaço foi preservado.

O Pico das Cabras, segundo a prefeitura de Campinas, é como se denomina a parte mais alta da Serra das Cabras. O Observatório vai ficar fechado para visitação até sexta, por conta da dificuldade de visualização dos astros causada pela fumaça.

De acordo com a Defesa Civil, não há mais incêndio ativo na Serra das Cabras em Campinas, mas, ainda há focos tanto em Morungaba quanto em Itatiba.

As chamas chegaram ao Museu Aberto de Astronomia, vizinho ao Observatório. Bombeiros, Defesa Civil, Sanasa, Polícia Militar, e as subprefeituras de Sousas e Joaquim Egídio atuaram no combate às chamas no local.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Região de Campinas tem previsão de chuva e ventos fortes entre domingo e segunda

Ceasa Campinas estreia 1º Encontro de Carros Antigos neste domingo (21)

Mulher é morta a tiros pelo marido em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.