Os moradores de Sumaré relatam que estão sofrendo com falta d’água na cidade desde a terça-feira (3). Eles relatam que o problema no abastecimento já dura mais de um dia, prejudicando as atividades do dia a dia.
Rubens Lima, morador do Jardim Aclimação, declara que a falta de água por longos períodos seguidos no dia e sem aviso prévio à população tem ocorrido há, pelo menos, seis meses. Ele também relata a dificuldade de conseguir contato pelo suporte da empresa.
“Ninguém avisa quando vai faltar água, pega a gente desprevenido. É muito desorganizado. Quando a gente entra em contato com a BRK é um robô, que responde que está com falta d’água e não tem previsão”, apontou o morador.
O morador José Pereira reside no bairro São Judas Tadeu e também tem passado pela mesma situação. Ele diz que quando entra em contato com a empresa, informam que a falta d’água ocorreu por serviços de manutenção e passam um horário para volta do abastecimento, mas que quase sempre não é cumprido.
“Estamos sem água há 24 horas. A água acabou ontem 7 horas da manhã e é frequente, recorrente. Eles falam que é só por um período, que vai voltar e quase nunca volta no período que eles estabelecem”, falou José.
No bairro Jardim Bom Retiro, o munícipe José Roberto conta que ficou três dias seguidos sem água e também ressalta a falta de aviso por parte da empresa responsável pelo saneamento na cidade.
“Estamos com esse problema difícil, eles sequer avisam a gente que vai faltar. Desde o início do ano falta água direto aqui na região. Essa semana estou sem água há três dias, não tem água para nada. E nada é tomado de providência”, explicou José Roberto.
A empresa responsável pelo abastecimento na cidade, BRK Ambiental, informou, em nota que a falta de água não é frequente na cidade. O que ocorre são situações pontuais de oscilação no abastecimento por manutenções, programadas ou emergenciais.
Nesta terça e quarta, dias 03 e 04, houve oscilação no abastecimento em parte da por conta de uma manutenção emergencial na captação de água bruta do rio Atibaia. A manutenção já foi concluída e o sistema está em fase de normalização, com previsão de regularização até o final do dia de hoje.
Informaram que avisam sobre essas manutenções pelo site da concessionária, redes sociais, carro de som, envio de mensagem via SMS aos clientes com cadastro atualizado e mensagem no call center.
Para contatar a empresa, o telefone é o 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia. A concessionária também disponibiliza o atendimento via WhatsApp pelo número (11) 99988-0001 de segunda a sexta das 08h às 20h e sábados das 08h às 14h. Em horário comercial também há atendimento via Facebook.