Os moradores do Jardim São Gabriel, em Campinas, têm reclamado da insegurança em cruzamentos do bairro. Segundo os residentes, o trecho da Rua Antônio Campagnone com a Avenida Paulo Cuba de Souza já registrou diversos acidentes, assim como o cruzamento da Francisco Maurício Ceolin com a Avenida Paulo Cuba de Souza.
No último sábado, por volta das 22h30, um motorista perdeu o controle da direção do veículo e atingiu o muro de uma casa. Além desse prejuízo, o hidrômetro da residência também foi destruído e provocou um grande vazamento.
No imóvel, reside um casal de idosos. A filha deles, a fonoaudióloga Andreia Marson, conta que já pediu melhorias na sinalização do cruzamento, como instalação de semáforo, mas nada foi feito.
O pedido feito pelos moradores foi protocolado em ofício, por meio de indicação da Câmara Municipal. Eles solicitaram, em dezembro do ano passado, a instalação de semáforo no trecho. Nove meses depois, nenhuma medida foi realizada e outro acidente foi registrado no local.
Em nota, a Emdec informou que o local, o cruzamento da Avenida Paulo Cuba de Souza com a Rua Antônio Campagnone, recebeu avaliação técnica da Emdec em 2020. Na ocasião, não havia volume de tráfego e acidentes que justificassem a implantação de semáforos no local.
O departamento de trânsito disse ainda que fará uma nova avaliação técnica do local, para verificar se há necessidade de adotar medidas para aumentar a segurança viária; e quais alternativas podem ser adotadas.