Aumentou para nove o número de cidades da Região Administrativa de Campinas que tem focos ativos de incêndio nesta sexta-feira (13). A informação da Defesa Civil Estadual aponta que Amparo, Bom Jesus dos Perdões, Brotas, Caconde, Campinas, Campo Limpo Paulista, Elias Fausto, Mococa e Lindóia estão com pontos de incêndio.
Em Campinas, ainda há focos ativos na região do Pico das Cabras, onde fica o Observatório Municipal Jean Nicolini, um dos principais pontos de observação do interior paulista. Mais de 150 hectares da área foram totalmente destruídos pelas chamas.
A informação da Defesa Civil estadual é que as equipes estão mobilizadas especialmente nas áreas do pico que ficam nos municípios de Morungaba e Itatiba, vizinhos a Campinas. A parte de Campinas ainda sai fumaça do pico, mas os bombeiros estão avaliando para ver se há de fato fogo.
Além desse ponto, a cidade registrou um incêndio em uma área de mata no distrito de Barão Geraldo, que é cercado por vegetação natural. Neste caso, o fogo foi controlado no começo da madrugada, e a Polícia Civil investiga se um homem de 51 anos, que seria caseiro de uma fazenda, teria iniciado o fogo ao queimar entulho.
De acordo com a Defesa Civil de Morungaba, a cidade registra três focos ativos de incêndio. Um foco pequeno na Fazenda Malabar, no Pico das Cabras. Outro na Fazenda Cachoeirinha e o terceiro no Bairro Jardim Repouso. A Defesa Civil e Bombeiros estão acompanhando os focos e fazendo aceiros.
Em Amparo, o fogo atinge a região do Boa Vereda desde ontem de manhã. Uma grande área já foi consumida pelas chamas. Já em Brotas, o fogo começou ontem de manhã, em uma área de vegetação natural, na estrada que liga a cidade a São Carlos. A Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e usinas da região estão no local combatendo o fogo.
Em Caconde, um incêndio de grandes proporções atingiu uma vegetação natural e uma área de preservação permanente na rodovia SP-344. Até o momento, aproximadamente 121 hectares de área cultivada, pastagem e vegetação natural foram consumidos. Uma residência foi interditada preventivamente, e a família foi encaminhada para casa de familiares. O fogo ainda persiste, e as equipes continuam no combate.
Em Lindóia, um incêndio atingiu a área de preservação permanente e pastagem na Avenida das Brotas, as causas são desconhecidas e o fogo está em grandes proporções. Havia o risco de atingir casas na região do Jardim São Judas Tadeu, mas os bombeiros conseguiram evitar que isso acontecesse. O fogo ainda persiste.
Em Elias Fausto, que já teve uma área de 350 hectares destruída no começo da semana, um novo foco surgiu também em uma área rural, próxima à cidade de Capivari. A CBN Campinas entrou em contato com a Defesa Civil da cidade, e segundo informações, o fogo foi extinto na manhã desta sexta-feira. No próximo boletim da Defesa Civil do Estado não deve constar a cidade.
Hoje o dia amanheceu ainda com fumaça em muitas cidades do entorno de Campinas. Apesar disso, segundo a Cetesb, a qualidade do ar é considerada “ruim” em alguns pontos e “moderada em outros”.