CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Plataforma do Ministério da Saúde permite autorização para doação de órgãos de forma online

Mais de 43 mil pessoas esperam por um transplante de órgão no país. No estado de São Paulo, são pelo menos 20 mil que aguardam na fila para ter a

Plataforma do Ministério da Saúde permite autorização para doação de órgãos de forma online
Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Mais de 43 mil pessoas esperam por um transplante de órgão no país. No estado de São Paulo, são pelo menos 20 mil que aguardam na fila para ter a vida transformada. O principal desafio é a quantidade de órgãos disponíveis. Por isso, os especialistas ressaltam a importância de comunicar a família sobre doação.

Para facilitar e incentivar às doações, o Governo Federal lançou neste ano a plataforma Aedo, que funciona como uma autorização eletrônica para doação de órgãos. Esse sistema permite que o próprio doador consiga manifestar essa vontade, sem a espera dos familiares.

A decisão para as famílias vem sempre num momento doloroso. Mas a perda de um ente querido pode ser ressignificada com a doação de órgãos, que pode salvar pelo menos seis vidas, que enfrentam a espera.  

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023, a cada mil pessoas que morreram no país, 14,5% poderiam ser potenciais doadores, mas apenas 2,6% efetivaram a doação. Somente no ano passado, 3 mil pessoas morreram pela falta de doação de um órgão. 

Com a nova plataforma, quem desejar ser um doador de órgãos pode manifestar e formalizar a vontade por meio de um documento oficial, feito digitalmente.

Na legislação vigente, quem autoriza a doação em caso de morte é a família do cidadão, que precisa estar ciente da intenção da pessoa em doar órgãos. Com a plataforma Aedo, a manifestação de vontade de ser um doador fica registrada em uma base de dados do governo, acessada pelos profissionais da Saúde.

Com o documento em mãos, a comprovação do desejo de doação do falecido é apresentada à família no momento do óbito, facilitando a doação.

Para realizar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, o interessado preenche um formulário no site www.aedo.org.br, que é recebido por um cartório de notas escolhido.

Em seguida, o tabelião agenda uma videoconferência para identificar o interesse e confirmar a manifestação de vontade. Por fim, o cartório e o doador interessado assinam o Aedo digitalmente, que fica disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.

Compartilhe

Conteúdos