Prefeitura de Rio das Pedras será multada por reincidência em crime ambiental no Ribeirão Tijuco Preto

foto: Prefeitura de Limeira

A prefeitura de Rio das Pedras será multada após um novo flagrante de despejo irregular de esgoto doméstico no Ribeirão Tijuco Preto. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deve estipular o valor da multa ainda esta semana. Segundo Adriano Queiroz, diretor de controle e licenciamento da Cetesb, o crime ambiental já vinha sendo monitorado desde o início da semana passada e é considerado reincidente.

A denúncia foi feita pela Guarda Civil de Piracicaba (SP), que também acionou o Ministério Público. A GCM recebeu o alerta de moradores do bairro Tupi, em Piracicaba, e iniciou uma investigação que levou até a ponte sobre o Ribeirão Tijuco, na Rua Cristina Taranto Pariz, em Rio das Pedras, onde foi constatado o despejo de água com forte odor e coloração característica de esgoto doméstico.

De acordo com os guardas, o despejo ocorre devido a um vazamento em uma caixa de inspeção, conectada a uma tubulação de coleta de esgoto localizada na margem esquerda do ribeirão.

Em nota, a prefeitura de Rio das Pedras informou que está investigando as causas do incidente e realizando uma inspeção detalhada nas tubulações para localizar possíveis vazamentos.

Ainda segundo a Cetesb, não foi registrado mortandade de peixes por conta deste novo episódio. No entanto, em agosto deste ano, o despejo irregular no mesmo ribeirão resultou na morte de 235 mil peixes no Rio Piracicaba e na região do Tanquã. Na ocasião, a Usina São José, de Rio das Pedras, foi multada em R$ 18 milhões e apontada pela Cetesb como responsável, apesar de a empresa negar a relação com o crime ambiental.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Vigilantes são presos após manterem homem em cárcere em Americana

Quatro vigilantes foram detidos pela Polícia Civil após manterem um homem de 27 anos preso em uma cela improvisada, na região da linha férrea sob o viaduto da Avenida da Amizade, em Americana, na tarde desta segunda-feira (16). Eles integram uma empresa terceirizada responsável pela segurança da linha férrea, contratada pela concessionária Rumo Logística.  

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.