A prefeitura de Rio das Pedras será multada após um novo flagrante de despejo irregular de esgoto doméstico no Ribeirão Tijuco Preto. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deve estipular o valor da multa ainda esta semana. Segundo Adriano Queiroz, diretor de controle e licenciamento da Cetesb, o crime ambiental já vinha sendo monitorado desde o início da semana passada e é considerado reincidente.
A denúncia foi feita pela Guarda Civil de Piracicaba (SP), que também acionou o Ministério Público. A GCM recebeu o alerta de moradores do bairro Tupi, em Piracicaba, e iniciou uma investigação que levou até a ponte sobre o Ribeirão Tijuco, na Rua Cristina Taranto Pariz, em Rio das Pedras, onde foi constatado o despejo de água com forte odor e coloração característica de esgoto doméstico.
De acordo com os guardas, o despejo ocorre devido a um vazamento em uma caixa de inspeção, conectada a uma tubulação de coleta de esgoto localizada na margem esquerda do ribeirão.
Em nota, a prefeitura de Rio das Pedras informou que está investigando as causas do incidente e realizando uma inspeção detalhada nas tubulações para localizar possíveis vazamentos.
Ainda segundo a Cetesb, não foi registrado mortandade de peixes por conta deste novo episódio. No entanto, em agosto deste ano, o despejo irregular no mesmo ribeirão resultou na morte de 235 mil peixes no Rio Piracicaba e na região do Tanquã. Na ocasião, a Usina São José, de Rio das Pedras, foi multada em R$ 18 milhões e apontada pela Cetesb como responsável, apesar de a empresa negar a relação com o crime ambiental.