Preparação das urnas eletrônicas deve terminar nesta segunda-feira (30) em Campinas

Foto: Divulgação/TSE

Desde a última terça-feira, 24 de setembro, as 2.800 urnas que serão usadas nas eleições municipais de Campinas passam por processo de preparação para o pleito, que inclui geração de mídias, carga e lacração. O procedimento acontece em todo o estado de São Paulo, que reúne 114.740 urnas.
Egle Prado, chefe de cartório eleitoral em Campinas, explicou à CBN Campinas quais são as etapas desse processo.

Durante o procedimento, é inserido, por meio das mídias e dos sistemas eleitorais, os dados de eleitores e dos candidatos nas máquinas.

O trabalho reúne, ainda, teste de funcionamento dos equipamentos, cujas portas de acesso físico são lacradas com selos especiais produzidos pela Casa da Moeda. Em Campinas, o processo de prepração das urnas deve ser concluído na próxima segunda-feira, 30 de setembro.

Enquanto durar o processo preparatório, é realizada cerimônia pública, para garantir a idoneidade da preparação das urnas eletrônicas.

Cada zona eleitoral é responsável pela preparação das urnas eletrônicas de suas seções e os trabalhos são realizados no respectivo cartório. A cerimônia é pública e pode ser acompanhada por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do sistema eleitoral como o Ministério Público, a Polícia Federal, o Conselho Nacional de Justiça e as Forças Armadas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.