A população de Valinhos e cidades vizinhas acordaram nessa sexta-feira (6) com uma boa notícia. Os esforços conjuntos entre brigadistas, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar fizeram com que os cinco focos de incêndio identificados na Serra dos Cocais diminuíssem para apenas um.
O secretário de Segurança Pública de Valinhos, Argeu Alencar, falou sobre as ações que foram intensificadas durante a quinta-feira (5).
A Serra dos Cocais, é uma área de grande valor ambiental e geográfico, e segundo a Prefeitura já perdeu mais de 300 hectares devido ao incêndio. A topografia acidentada, com morros, e cavernas, torna extremamente difícil o acesso das equipes de combate às chamas. Caminhões e viaturas dos bombeiros não conseguem alcançar algumas áreas afetadas, o que complica ainda mais o trabalho. Por conta disso, a Prefeitura de Valinhos iniciou um recrutamento de voluntários para auxiliar no apoio do combate aos incêndios na Serra.
Cerca de70 pessoas, entre homens e mulheres compareceram a sede da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Valinhos para um treinamento com o Corpo de Bombeiros. Com o a ajuda dos voluntários, a eficiência no controle de incêndios deve melhorar.
As queimadas, que tiveram início em agosto, haviam sido controladas, mas voltaram com força no início desta semana, o que levou a Prefeitura de Valinhos a decretar estado de calamidade pública. Um comitê gestor de crise foi criado para coordenar as ações emergenciais.
Além do impacto ambiental, as queimadas têm afetado diretamente a saúde da população. A Secretaria de Saúde de Valinhos informou que houve um aumento de 10% nos atendimentos relacionados a problemas respiratórios nos hospitais desde o início da semana.
A dona de casa Verônica Pedroni, moradora da região, relatou a dificuldade enfrentada pelos moradores e também pelos animais de estimação. Em breve a Prefeitura de Valinhos deve fazer um comunicado atualizado sobre o combate ao incêndio na Serra dos Cocais.