Queda na temperatura e força tarefa diminuem focos de incêndio na Serra dos Cocais em Valinhos

foto: Reprodução EPTV

A população de Valinhos e cidades vizinhas acordaram nessa sexta-feira (6) com uma boa notícia. Os esforços conjuntos entre brigadistas, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar fizeram com que os cinco focos de incêndio identificados na Serra dos Cocais diminuíssem para apenas um.

O secretário de Segurança Pública de Valinhos, Argeu Alencar, falou sobre as ações que foram intensificadas durante a quinta-feira (5).  

A Serra dos Cocais, é uma área de grande valor ambiental e geográfico, e segundo a Prefeitura já perdeu mais de 300 hectares devido ao incêndio. A topografia acidentada, com morros, e cavernas, torna extremamente difícil o acesso das equipes de combate às chamas. Caminhões e viaturas dos bombeiros não conseguem alcançar algumas áreas afetadas, o que complica ainda mais o trabalho. Por conta disso, a Prefeitura de Valinhos iniciou um recrutamento de voluntários para auxiliar no apoio do combate aos incêndios na Serra.

Cerca de70 pessoas, entre homens e mulheres compareceram a sede da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Valinhos para um treinamento com o Corpo de Bombeiros. Com o a ajuda dos voluntários, a eficiência no controle de incêndios deve melhorar.

As queimadas, que tiveram início em agosto, haviam sido controladas, mas voltaram com força no início desta semana, o que levou a Prefeitura de Valinhos a decretar estado de calamidade pública. Um comitê gestor de crise foi criado para coordenar as ações emergenciais.

Além do impacto ambiental, as queimadas têm afetado diretamente a saúde da população. A Secretaria de Saúde de Valinhos informou que houve um aumento de 10% nos atendimentos relacionados a problemas respiratórios nos hospitais desde o início da semana.

A dona de casa Verônica Pedroni, moradora da região, relatou a dificuldade enfrentada pelos moradores e também pelos animais de estimação. Em breve a Prefeitura de Valinhos deve fazer um comunicado atualizado sobre o combate ao incêndio na Serra dos Cocais.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Tubulações Campinas

Inteligência artificial permite economia de 370 milhões de litros d’água em Campinas

Caravela da Lagoa do Taquaral fecha por 40 dias para manutenção

Após investigação do MP, Prefeitura de Campinas publica regras para emendas parlamentares à Saúde

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.