Por conta do tempo seco e a falta de chuva nos últimos meses, as farmácias de Campinas registraram alta nas vendas de umidificadores de ar. Uma delas, teve um aumento de 40% nas vendas desde julho. A gerente de farmácia Rosangela Fernandes afirma que o produto chegou a faltar no distribuidor.
Mas o uso do aparelho requer cuidados, já que é preciso ter manutenção. O biólogo Bruno Bonetti explica sobre a presença de fungos no equipamento. Bruno ressalta que em alguns casos clínicos é preciso ter atenção com o aparelho.
O biólogo ainda conta sobre a bacia de água, que é usada para melhorar a qualidade do ar do ambiente.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para riscos decorrentes da baixa umidade em localidades das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. De acordo com o instituto, o Brasil vai registrar uma nova onda de calor no mês de setembro, com previsão de elevação das temperaturas, de pelo menos 5ºC acima da média e baixa umidade do ar.
A persistência de massas de ar seco ocasiona a diminuição chuvas e da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas, além do aumento de doenças respiratórias.