Três cidades da região de Campinas ainda tem focos de incêndio ativos

Foto: Defesa Civil de SP

Nova atualização divulgada na manhã desta sexta-feira pela Defesa Civil do Estado aponta que ainda há focos de incêndio ativos em três cidades da região administrativa de Campinas.

Ainda há chamas consumindo matas na cidade de Bom Jesus dos Perdões, Piracicaba e Valinhos.

Em Bom Jesus dos Perdões, o fogo acontece em uma região de mata dentro do Parque Estadual Itapetinga, que é uma Unidade de Conservação. O local atingido fica próximo a pontos turísticos da cidade, como a Cachoeira do Barrocão e a Pedra do Coração, localizados em uma região de vegetação atrás da Pedra Grande, em Atibaia. O incêndio chega nesta sexta ao quarto dia consecutivo, e já consumiu 100 hectares, o equivalente a 142 campos de futebol.

Em Valinhos, os focos de incêndio na Serra dos Cocais ainda continuam ativos, por mais que a quantidade tenha reduzido significativamente nas últimas horas. O forte vento na região e a atuação do helicóptero Águia, da Polícia Militar, reduziram a quantidade de chamas na área de difícil acesso. De acordo com a prefeitura de Valinhos, dos 2 mil hectares da Serra, mais de 300 já foram queimados, totalizando 15% da área.

Em Piracicaba, conforme a Defesa Civil do Estado, ainda há focos ativos de incêndio nos bairros de Santana e Santa Olímpia, na zona rural. Na quarta-feira, três incêndios foram registrados em áreas de mato e cana-de-açúcar. A Polícia Civil apura se o fogo foi criminoso, já que moradores afirmaram ter visto um motociclista saindo de uma área que pegou fogo na sequência.

Levantamento do Corpo de Bombeiros aponta que o número de acionamentos por causa de incêndios aumentou 37% de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos nove meses de 2023, foram 110 acionamentos. Neste ano, o número chega a 151.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.