Árvore que atingiu menina tinha pedido de corte para Prefeitura aberto há dois anos

Foto: Circuito de monitoramento/Reprodução

Uma adolescente de 14 anos que saía de uma escola de natação, na Rua Coronel Firmino Gonçalves da Silveira, no Parque São Quirino, em Campinas, foi atingida pelo galho de uma árvore em frente à escola, na noite desta quinta-feira (3).

De acordo com o proprietário da unidade, Rafael Spada, ele havia feito uma solicitação de poda e avaliação da árvore por parte da prefeitura há dois anos, mas que não foi atendida no período.

“A gente pediu a extração da árvore, porque o tronco dela estava totalmente oco, podre. Desde 2022 eu fiz esse protocolo na prefeitura, liguei no 156. Eles protocolaram, mandaram um e-mail, só que não vieram analisar, fazer a vistoria. Cheguei até a entrar em contato com o setor de urbanismo e falaram que estava na fila, só aguardar… Aí atenderam quando aconteceu uma fatalidade”, disse Rafael.

No momento que a menina deixava a escola, a cidade registrava ventos fortes. De acordo com testemunhas, ela aguardava o irmão entrar no carro da família para também entrar no veículo, logo em seguida. Imagens do circuito de segurança do estabelecimento registraram o ocorrido e mostram que ela percebeu o galho se desprender da árvore, tentou correr, mas acabou sendo atingida.  

A jovem sofreu uma fratura no fêmur e foi socorrida pelo Samu ao Hospital Vera Cruz e o quadro de saúde é considerado estável. 

Após o acidente, ainda na noite de quinta-feira, as equipes de poda da prefeitura estiveram no local e fizeram a remoção completa da árvore. A situação causou indignação no proprietário da academia, já que o pedido dele não foi atendido antes que o acidente acontecesse. Ele informou também que pretende abrir um procedimento jurídico contra a prefeitura.

“É um sentimento de impotência, porque a gente tenta fazer o máximo para evitar isso, e quando acontece uma tragédia eles vêm e fazem. Vieram aqui e cortaram a árvore ontem. É tristeza, raiva, todos os sentimentos de impotência. É triste isso”, acrescentou Rafael.

A prefeitura informou, em nota, que técnicos elaboraram um laudo sobre as condições da árvore. Informaram que o galho é de uma árvore Triplares brasilienses, popularmente conhecida como pau-formiga. Também lamentaram o ocorrido e informaram que prestarão o apoio necessário à vítima.

A CBN questionou a prefeitura de Campinas novamente sobre o pedido de poda e avaliação, feito há dois anos, e que não foi atendido.

A prefeitura informou que a solicitação do morador foi para poda, que é o corte superficial de galhos. Mas não informou quando fez a poda após o pedido, em 2022.

Informaram ainda que “o pedido para extração da árvore foi feito em agosto deste ano e passaria por vistoria, para que fosse analisado e que nem todos os pedidos de remoção de árvores são executados”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.