Associação reprova 18 marcas de creatina; qualidade do produto tem impacto nos resultados

Foto: Reprodução/Pexels

A creatina é um suplemento utilizado para melhorar o desempenho físico e a recuperação muscular, principalmente por pessoas que praticam atividades físicas como musculação, saltos e corridas. Mas é preciso ter cuidado com a escolha do suplemento, visto que a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), reprovou algumas marcas por baixa concentração do composto. 

O estudante Artur Correia Werneck está na fase do vestibular e conta que percebeu o aumento do desempenho nos estudos tomando creatina.

Já o professor doutor em Educação Física, Charles Ricardo Lopes, fala sobre os benefícios do suplemento. 

Pesquisas recentes mostram que a marca e a qualidade do produto influenciam nos resultados. Uma análise feita pela Abenutri mostrou que algumas marcas não continham nenhuma grama de creatina no produto. Conforme a legislação, é permitida uma variação de até 20% entre a indicação da quantidade de creatina e sua presença efetiva no produto. 

Rodrigo Ramos Catarino é professor da Unicamp e tem uma pesquisa focada na creatina. Ele conta que o laboratório realiza diferentes tipos de análises.  

Dos 88 produtos analisados pela Abenutri, 77% foram aprovados e 23% reprovados. Além disso, 56% dos produtos reprovados são com variação de -100%. Outro ponto em destaque é que dos 41% reprovados em 2023, 21% destes foram aprovados neste ano. 

Confira a lista com as marcas analisadas neste link

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

CPFL faz cadastro da Tarifa Social de Energia em Valinhos 

Obras noturnas no Anel Viário Magalhães Teixeira começam nesta segunda-feira em Campinas

Região central lidera ranking de roubo e furto de celulares em Campinas  

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.