A partir desta quarta-feira (3), a Secretaria de Saúde de Campinas vai convocar cerca de 200 mil mulheres de 25 a 64 anos que ainda não tem registro ou não atualizaram o exame de Papanicolau no SUS municipal.
O teste é feito em mulheres quem tem ou já teve vida sexual, para detectar doenças como alterações nas células do colo do útero. O exame preventivo periódico deve ser feito anualmente.
Através de uma assistente virtual chamada ‘Ana’, a saúde vai enviar comunicados para as mulheres sobre o atraso do exame, com orientações para agendamento do teste em uma das unidades de saúde.
A coordenadora da Saúde da Mulher, Miriam Nóbrega, explica como funciona o teste. Ela conta que neste primeiro momento a secretaria realiza uma triagem para entender quais mulheres fizeram o exame.
Depois dessa primeira chamada, haverá uma nova triagem para as mulheres que não tiveram registro nos últimos três anos. Miriam também conta que serão feitos mutirões aos sábados deste mês em algumas unidades.
O comunicado será enviado via WhatsApp pelo telefone do acesso fácil da saúde de Campinas – (19) 99604-3012. A ação faz parte do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e saúde feminina.