Campinas informou que aguarda o Governo do Estado enviar uma nova remessa de vacinas Spikevax (XBB), a nova versão contra covid-19. A Secretaria de Saúde registrou no início desta semana estoque esgotado do imunizante nos 68 centros de saúde (CSs).
A aplicação do imunizante é para crianças de 6 meses a 4 anos e para pessoas a partir de 5 anos que pertençam aos grupos prioritários. A imunização teve início em 24 de maio.
A recomendação é de uma dose semestral para as pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidas, e de uma dose anual para os demais grupos prioritários.
Quem já recebeu outra vacina contra covid-19 em 2024 e faz parte dos grupos prioritários precisa de nova dose da vacina XBB, respeitando o intervalo de pelo menos três meses do imunizante anterior.
A vacina é fabricada pelo laboratório Moderna e a imunização com esta dose foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.
Esta versão monovalente está atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a cepa com maior capacidade de transmissão até o momento.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) informou que recebeu 87.300 doses de vacina contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (MS), em setembro. Os imunizantes foram distribuídos aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) do estado, conforme a demanda de cada um. Neste mês de outubro, fez um novo pedido de 500 mil novas doses e aguarda posicionamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O governo do estado, no entanto, não informou sobre o envio de doses para Campinas.
Também por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que começa a distribuir aos estados nova remessa de 1,2 milhão de doses da vacina contra Covid-19 nesta semana, “regularizando os estoques para vacinação de crianças”.