Nos primeiros oito meses de 2024, Campinas registrou um aumento nas multas por uso de celular ao volante de 27,8%, em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com dados do Detran. Este ano, foram 1.685 multas por dirigir com o celular na mão, enquanto no ano anterior foram aplicadas 1.318 autuações por essa infração.
O especialista em trânsito, Renato Campestrini, detalha os riscos desta prática na direção, tão perigosa quanto dirigir sob efeito de álcool.
“O uso do celular enquanto se conduz, seja manuseando ou falando ao celular com o aparelho no ouvido, são fatores de risco imensos para quem transita. É tão perigoso quanto dirigir embriago. Há propostas no Congresso Nacional que buscam tornar o ato de conduzir e manusear o celular uma infração gravíssima da mesma natureza”, apontou Renato.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. O uso do aparelho prejudica a atenção do condutor, a percepção periférica do ambiente e o tempo resposta diante de uma ocorrência súbita no trânsito.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, usar o celular enquanto dirige é uma infração gravíssima. O condutor flagrado pode perder sete pontos na carteira de habilitação e ainda ter que pagar uma multa de R$ 293,47.
A lei se aplica não apenas aos motoristas que estão falando ao celular. Somente segurar o dispositivo já pode resultar em penalização.
Para o especialista, o aumento nas multas é benéfico, pois ajuda a melhorar a conscientização do motorista e pode evitar que os acidentes aconteçam.
“Acaba sendo benéfico para a sociedade, pois todo sinistro de trânsito tem como origem uma infração que deu errado. Quando você manuseia o celular a atenção não está voltada para a condução do veículo e sim para a conversa. Que as pessoas evitem o ato não por conta da autuação, mas para preservar a própria vida e dos demais personagens do trânsito”.
Alguns motoristas fazem até chamadas de vídeo dirigindo e motociclistas até pilotam com o fone de ouvido conectado ao aparelho. Mas atender chamadas, seja de vídeo ou de áudio, só é permitido com o carro parado em local seguro, ou de preferência estacionado.
Se o motorista receber uma ligação conectada ao som do carro ou com fone de ouvido comete infração média. A multa é de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.