Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Campinas aponta que, do total de mortes registradas na cidade no último ano, 6,3% foram por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo a pasta, em 2023, Campinas registrou 548 mortes causadas por AVC.
Além das avaliações, Campinas intensificou ações de conscientização, visto que 90% dos fatores de risco para AVC, como hipertensão, diabetes, sedentarismo e tabagismo, são evitáveis com hábitos saudáveis.
De acordo com a coordenadora da Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva, o município realizou uma avaliação de risco para o AVC em pessoas maiores de 18 anos. Camila também ressalta que os centros de saúde da cidade realizam campanhas de conscientização.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, um em cada quatro brasileiros enfrentará um AVC em algum momento da vida.
O acidente pode ser hemorrágico ou isquêmico, sendo que o primeiro ocorre quando vasos que levam o sangue ao cérebro se rompem e causam hemorragia. O segundo, responsável por 85% dos casos, interrompe, parcial ou totalmente, o fluxo de sangue no cérebro.
A possibilidade de recuperação completa depende da agilidade no diagnóstico e tratamento: o paciente que tem o acidente vascular cerebral mais comum e recebe tratamento em até 4h30 após os sintomas têm 30% mais chances de alcançar bons resultados para a recuperação.
Desde junho de 2024, a Secretaria de Saúde lançou uma linha de cuidados em AVC com objetivo de otimizar a assistência aos pacientes por meio de maior integração entre os serviços do SUS municipal que visam prevenção, tratamento e reabilitação. o documento foi elaborado em parceria com a Rede Mário Gatti, Unicamp e PUC-Campinas.
A pasta tem promovido uma série de ações intersetoriais com objetivo de garantir prevenção à doença, uma vez que 90% dos fatores de risco podem ser evitáveis: hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardíacas, colesterol elevado, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo, sedentarismo e obesidade.
Confira a programação
A lista de atividades previstas para a Semana Municipal de Prevenção ao AVC reúne práticas que exigem inscrição online e outras por livre demanda.
Livre demanda
Quarta-feira (30/10)
- Orientações sobre prevenção de quedas e envelhecimento saudável das 8h às 12h.
- Auriculoterapia das 8h às 12h
- Movimento vital expressivo (prática corporal realizada em grupo) – 10h.
Atividades que exigem inscrição
- Alongamento dirigido (online) – 30/10 – estão previstas duas turmas: às 9h e às 10h30;
- alongamento dirigido (presencial) – 31/10 também com duas turmas: às 9h e às 10h30.
As inscrições devem ser realizadas neste link.
* Texto sob supervisão de Sandra Lambert