Campinas registra aumento em mortes causadas por AVC

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Campinas aponta que, do total de mortes registradas na cidade no último ano, 6,3% foram por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo a pasta, em 2023, Campinas registrou 548 mortes causadas por AVC. 

Além das avaliações, Campinas intensificou ações de conscientização, visto que 90% dos fatores de risco para AVC, como hipertensão, diabetes, sedentarismo e tabagismo, são evitáveis com hábitos saudáveis. 

De acordo com a coordenadora da Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva, o município realizou uma avaliação de risco para o AVC em pessoas maiores de 18 anos. Camila também ressalta que os centros de saúde da cidade realizam campanhas de conscientização.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, um em cada quatro brasileiros enfrentará um AVC em algum momento da vida. 

O acidente pode ser hemorrágico ou isquêmico, sendo que o primeiro ocorre quando vasos que levam o sangue ao cérebro se rompem e causam hemorragia. O segundo, responsável por 85% dos casos, interrompe, parcial ou totalmente, o fluxo de sangue no cérebro. 

A possibilidade de recuperação completa depende da agilidade no diagnóstico e tratamento: o paciente que tem o acidente vascular cerebral mais comum e recebe tratamento em até 4h30 após os sintomas têm 30% mais chances de alcançar bons resultados para a recuperação. 

Desde junho de 2024, a Secretaria de Saúde lançou uma linha de cuidados em AVC com objetivo de otimizar a assistência aos pacientes por meio de maior integração entre os serviços do SUS municipal que visam prevenção, tratamento e reabilitação. o documento foi elaborado em parceria com a Rede Mário Gatti, Unicamp e PUC-Campinas. 

A pasta tem promovido uma série de ações intersetoriais com objetivo de garantir prevenção à doença, uma vez que 90% dos fatores de risco podem ser evitáveis: hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardíacas, colesterol elevado, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo, sedentarismo e obesidade. 

Confira a programação

A lista de atividades previstas para a Semana Municipal de Prevenção ao AVC reúne práticas que exigem inscrição online e outras por livre demanda.

Livre demanda

Quarta-feira (30/10)

  • Orientações sobre prevenção de quedas e envelhecimento saudável das 8h às 12h.
  • Auriculoterapia das 8h às 12h
  • Movimento vital expressivo (prática corporal realizada em grupo) – 10h.

Atividades que exigem inscrição

  • Alongamento dirigido (online) – 30/10 – estão previstas duas turmas: às 9h e às 10h30;
  • alongamento dirigido (presencial) – 31/10 também com duas turmas: às 9h e às 10h30.

As inscrições devem ser realizadas neste link.

* Texto sob supervisão de Sandra Lambert

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Desrespeito e falta de manutenção em ciclofaixas se tornaram comuns em Barão Geraldo

Incêndio Mercadão de Piraricaba

Incêndio no Mercadão de Piracicaba começou em fritadeira elétrica, aponta perícia

fogo Capivari

Bombeiros de Capivari combatem incêndio de 22 mil m² iniciado por adolescente de 13 anos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.