Campinas retoma vacinação contra a covid-19 após recebimento de doses 

Foto: Rogério Capela

Os Centros de Saúde de Campinas retomam nesses próximos dias a vacinação contra a covid-19, após receber 5,9 mil doses da vacina Spikevax.  

A Secretaria de Saúde informou que a distribuição às unidades começou nesta quarta-feira e acredita que até essa sexta, os 68 centros de saúde recebam os imunizantes. À medida que cada unidade receba, já está liberada para retomar a vacinação. 

A entrega foi realizada ao Município pelo Estado, que recebeu as doses do Ministério da Saúde.  A vacinação estava suspensa desde 21 de outubro depois de zerar o estoque da Spikevax.  
 
A aplicação da vacina para crianças de 6 meses a 4 anos e para pessoas a partir de 5 anos que pertençam aos grupos prioritários teve início em 24 de maio. A vacina é fabricada pelo laboratório Moderna e a imunização com esta dose foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em março deste ano.  
 
A recomendação é de uma dose a cada 6 meses para pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidas, e de uma dose anual para os demais grupos prioritários. 
 
Quem já recebeu outra vacina contra covid-19 em 2024 e faz parte dos grupos prioritários precisa de nova dose da Spikevax, respeitando o intervalo de pelo menos três meses do imunizante anterior. 
 
 
Já para as crianças de 6 meses a 4 anos não vacinadas ou que nunca receberam alguma dose de vacina contra covid-19 devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas. No caso de crianças imunizadas de forma incompleta com vacinas covid-19 originais (vacinas CoronaVac ou Pfizer baby) devem completar o esquema; 

Para crianças com idade até 4 anos e completamente imunizadas com vacinas covid-19 originais (três doses) devem receber uma dose da fabricante Moderna. Por fim, crianças de 6 meses a 4 anos imunocomprometidas que nunca se vacinaram devem receber o esquema primário de três doses da vacina Spikevax. 

No caso dos adultos, só precisa receber uma dose quem nunca recebeu imunizante contra covid-19 – considerando-se que não faça parte de grupos prioritários. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.