Consumidores já notam aumento do preço do leite e derivados na região

Foto: Reprodução/Pixabay

Os consumidores, comerciantes e aqueles que costumam comprar leite e derivados, já notaram o aumento do produto nas prateleiras dos supermercados. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os iogurtes e as bebidas lácteas registraram aumento de 5,89%, enquanto os derivados tiveram crescimento de 11,26%.

O Gustavo dos Santos Pereira é gerente de uma confeitaria em Valinhos. Ele conta que o comércio utiliza mais de 250 litros de leite, creme de leite e leite condensado por mês.

O professor de economia, Fabrício Pessato, explica esse aumento no preço.

Além disso, o Rio Grande do Sul, que é o principal fornecedor de leite no país, enfrentou uma enchente devastadora, que deixou milhares de estragos. Por outro lado, a seca e as queimadas, também impactaram diretamente na economia. Fabrício destaca que as mudanças climáticas estão diretamente ligadas ao encarecimento.

De acordo com a última pesquisa do Observatório da PUC-Campinas, o leite teve uma variação de 17,99% nos oito primeiros meses deste ano. Em Campinas, neste mês de outubro, o litro varia de R$5,19 a R$8,00 dependendo da marca em um dos supermercado da cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hortolândia tem nova edição do projeto Médicos em Missão neste sábado

Palmeirense de Limeira morre durante passeio turístico em Lima

Feira de Natal da Mulher Empreendedora acontece no Parque Taquaral neste fim de semana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.