O abastecimento de água em Americana está comprometido, segundo o Departamento de Água e Esgoto da cidade. O motivo é a baixa vazão do Rio Piracicaba e o acúmulo de algas.
Em um comunicado nesta segunda-feira, a informação da autarquia é que o tratamento de água tem levado mais tempo nos últimos dias, o que tem provocado intermitência no abastecimento de água em algumas regiões.
Neste domingo, houve registros de intermitência na região da Praia azul, Chácara letônia, Parque Novo Mundo, Cidade Jardim e Jardim Ipiranga.
A autarquia diz estar trabalhando na capacidade máxima de captação e tratamento da água, no entanto, para que sejam mantidos os níveis de qualidade da água fornecida para a população, o tratamento tem levado mais tempo, o que afeta o abastecimento.
Ainda segundo o DAE, os filtros utilizados para o tratamento da água estão sendo lavados 5 vezes mais que o normal, utilizando grande quantidade de água para este processo.
O Departamento de Água e Esgoto afirma que o cenário atual é pior que o registrado em 2014 e, por isso, é necessário que a população faça uso consciente da água, evitando lavar calçadas e carros, até que as chuvas voltem a ocorrer em volume suficiente para elevar o nível do rio.
A prefeitura de Americana acionou o departamento de águas e energia elétrica do estado, pedindo apoio para tentar amenizar os problemas causados pela falta de chuva.