Nesta terça-feira, 29 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Livro, data que ressalta o valor de uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento social e educacional das pessoas.
Para refletir sobre a data, Suze Elias, que é coordenadora da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink”, conta que a prática é fundamental na vida das pessoas. Ela afirma que a leitura abre portas. Ao ser questionada sobre os livros digitais, Suze acredita que esse é mais um formato de acesso à educação.
Durante o dia que celebra a importância da leitura, a coordenadora realiza uma atividade com crianças de 2 a 10 anos de idade na biblioteca. Junto com professoras do ensino infantil, ela mostra como os livros estão presentes no nosso cotidiano.
E quem aprovou essa ação foram as crianças, que se mostraram interessadas na atividade, colocando a imaginação em prática ao folhear os livros. Segundo Lilian Silveira, diretora da escola participante, essa atividade foi importante para os alunos.
Andando pela biblioteca, a estudante Beatriz Fischer, contou que frequenta o local toda semana.
Mesmo com a era digital, o bom e tradicional livro físico não perde força e importância nas estantes das livrarias. Vale lembrar que Campinas conta com uma grande rede de bibliotecas públicas que mantém um papel muito importante na formação de leitores e no acesso à leitura.