As nove unidades do MPT (Ministério Público do Trabalho), no interior paulista, estarão de plantão neste final de semana para receberem possíveis denúncias de assédio eleitoral no trabalho.
No sábado, o plantão será realizado das 09h às 16h, e no domingo, das 08h às 17h. Em Campinas, a sede do MPT fica na Rua Pedro Anderson, 91, no bairro Taquaral.
De acordo com informações do Ministério, o assédio eleitoral ocorre sempre que há uma intimidação do empregador, utilizando de sua estrutura empresarial e de seu poder diretivo, para modificar o voto do trabalhador a ele vinculado. Como exemplo, temos as ameaças de demissões a depender do resultado das eleições; obrigar a utilização de uniformes alusivos a determinado candidato; incentivos financeiros ou promessas de promoção condicionados à vitória de determinado candidato e reuniões internas com o objetivo de mobilizar o voto dos trabalhadores.
O MPT na 15ª Região está recebendo denúncias de assédio eleitoral contra empresas e órgãos públicos do interior e litoral norte paulista. Até agora, foram 35 denúncias sobre o tema, em cidades das regiões de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos. No estado de São Paulo já são 63 denúncias; 125 denúncias na região Sudeste; e 497 em todo o país.